A cidade de Santa Maria registrou, nesta terça-feira, dois novos óbitos por Covid-19, que aconteceram em 22 e 24 de janeiro. As vítimas são uma mulher de 46 anos e um idoso de 75 anos, morador de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (lar de idosos). Com essa atualização, o número total de mortes pelo coronavírus chegou a 191, de acordo com o boletim oficial da prefeitura.
Rio Grande do Sul registra 83 novos óbitos pela Covid-19
O documento também aponta um acréscimo de 59 casos confirmados de Covid-19, o que eleva para 14.846 o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia. Destes, 13.521 são considerados recuperados. Isso representa que ainda há 1.134 pessoas com o vírus ativo, se usado o cálculo para obter o valor, que é feito ao subtrair o número de mortos e curados do total de casos confirmados. Entretanto, na plataforma municipal, a informação diverge, e o número de casos ativos é de 366. A diferença é justificada pelo Executivo em função das dificuldades no registro do número de recuperados, o que causa um atraso na atualização. Ou seja, o número de casos recuperados que consta no boletim está desatualizado.
OCUPAÇÃO DAS UTIS
Desde a terça, a Região Santa Maria registra o maior número de leitos de UTI ocupados em uma semana: 83,9%, ou seja, 125 leitos de UTI ocupados e 24 livres.
Esse é o mesmo cenário na cidade de Santa Maria, que concentra 129 leitos de UTIs da região. De acordo com a atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), às 8h06min desta quarta, a taxa de ocupação é de 82,9% na cidade - a mais alta desde o dia 20 de janeiro. Dos 107 pacientes internados, 51 deles tem o diagnóstico positivo para a Covid-19 e 12 com a suspeita do coronavírus ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os demais (44) não tem relação com a doença.
Já em relação aos leitos Covid-19 fora de UTI (clínicos e semi-intensivos), dos 134 disponíveis, 64 estão ocupados nesta quarta (47,8%). Todos os pacientes internados tem a confirmação ou a suspeita da Covid-19.